A Morte dos Pais


 
"Eu acabava de brigar com minha mãe quando meu irmão Sebastian me contou que ela foi diagnosticada com uma doença devastadora - câncer pulmonar",conta Jacqueline Weiss, de 26 anos. "A briga foi imediatamente esquecida. Era novembro de 2004. Na época, nosso pai estava internado em uma unidade de terapia intensiva. Ele era alcoólatra e tinha problemas de figado. E agora os médicos diziam que nossa mãe só teria mais 11 meses de vida.
Eu tinha 20 anos e prestara vestibular naquele verão. Sebastian contava 17 anos, e minhas irmãs Jessica, Jeanette e Jasmina, respectivamente 14, 11 e 8. Acompanhamos de perto a inútil luta de nossa mãe contra o câncer. O que haveria de acontecer após sua morte...  A doença do meu pai, com quem já não convivemos, o impediria de cuidar de nós. Crescer em sua companhia seria particularmenteruim para minas irmãs menores. Minha mãe e eu decidimos que após sua ausência eu assumiria a tutela das meninas."
Em maio de 2005 sua mãe faceleu. Jacqueline tinha procurado se preparar para o inevitável - mas quando aconteceu foi evastador. Não só porque ela avia perdido,mas porque agora carregava toda a responsabilidade de seus irmãos. "Mudamos para outro apartamento e eu impus regras para nossa convivência. As vezes duvidava se conseguiria dar conta de tudo isso. Em diversos confrontos comminhas irmãs eu simplismente queria ir emburrada para o meu quarto - como a criança crescida que eu ainda fora poucos meses antes. Mas tive de aprender a conversar com elas sobre nossos problemas e apartar brigas."
A convivencia delas molhorou consideravelmente, porque o namorado de Jacqueline, sua  avó, sues tios e tias, bem como os professores de suas irmãs lhe apoiaram constantimente.  Seu pai faleceu em 2007. Pouco depois disso, Jeanette se mudou; primeiro para uma residência particular que alugava quartos para jovens, depois foi morar com o namorado.
"Não posso substituir meus pais. Acredito que Jasmina, em especial, necessitária de um amor mais altruista, como só os pais são capazes de nos dar. Eu é essa educação que agora procuro transmitir diariamente aos meus irmãos." Diz Jacqueline.

Lutando a gente consegue vencer os obstáculos nossos que pensamos será que eu vou conseguir...

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 

Meu Cantinho ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)