Titanic-"O Navio Mais Famoso da Histótia"


Olá queridos leitores! Li em uma revista (Despertai, revista publicada e distribuida gratuitamente pelas Testemunhas de Jeová)  sobre o Titanic, achei muito interessante e resolvi publicar no Meu Cantinho.

Que tipo de navio era o Titanic? O que causou seu naufrágio? Uma visita ao Museu do Povo e dos Transportes de Ulster, perto do Belfast, Irlanda do Norte, nos ajuda a encontrar as respostas a essas perguntas.


Por que o Titanic era tão especial?

Segunda Michael McCaughan, ex-curador do Museu do Povo e dos Transportes, o Titaique é "o navio mais famoso da História". Mas havia outros navios bem parecidos. Ele foi o segundo de três enormes embarcações construidas nos estaleiros de Harland & Wolff, em Belfast. O Titanic estava entre os maiores navios de sua época, medindo 269 metros de comprimento e 28 metros de largura.
A companhia de navegações White Star Line mandou fazer essas embarcações enormes para conseguir o monopólio das lucrativas rotas marítimas do Atlântico Norte. A White Star Line não tinha condições de competir com sua concorrente, a Cunard Line, no quesito velocidade. Assim, se concentrou nas condições de embarcações maiores e mais luxuosas a fim de atrair passageiros ricos e famosos.
Mais o Titanic tinha potencial para desempenhar outro papel. "Entre 1900 e 1914, quase 900 mil imigrantes entraram nos Estados Unidos por um ano", conta William Blair, diretor dos Nuseus Nacionais da Irlanda do Norte. Transportar essas pessoas da Europa para os Estados Unidos constituia a maior fonte de renda para companhias de navegação transatlântica, e o Titanic seria usado para esse objetivo.

A tragédia

O capitão do Titanic, E. J. Smith, conhecia os perigos que o gelo no Atlântico Norte representava. Ele já havia feito essa rota várias vezes com o Olympic. Vários alertas de icebergs foram enviados para Titanic por outros navios, mas alguns foram desconsiderados ou pelo visto não foram recebidos pelo capitão.
De repente, os vigias do Titanic avisaram que havia um iceberg à frente - mas era tarde de mais! O oficial em comendo evitou uma colisão frontal, mas não conseguiu impedir que a lateral do Titanic raspasse no iceberg. Isso danificou o casco do navio - e o mar inundou vários de seus compartimentos dianteiros. O capitão Smith logo ficou sabendo que seu navio estava comprometido. Ele enviou mensagens de S.O.S. e ordenou que os botes salva-vidas fossem abaixados.
O Titanic contava com um total de 20 botes salva-vidas. Ao todo, eles podiam transportar cerca de 1.170 pessoas. Mas havia mais de 2.200 pessoas a bordo, incluindo passageiros e tripulação. Para piorar a situação, muitos dos botes foram liberados com lotação incompleta. E a maioria deles não fez nenhum esforço para procurar possíveis sobreviventes dentre as pessoas que haviam se jogado no mar. No final, apenas 705 pessoas foram salvas.

As consequências

Após esse desastre, autoridades marítimas aprovaram normas que melhoraram a segurança no mas. Uma dessas normas exigias que os navios tivessem um número de botes salva-vidas para todos a bordo.
Por anos, as pessoas acreditaram que o Titanic afundou tão rápido assim por causa de um enorme rasgo em seu casco decorrente da infeliz colisão. Mas, em 1985, após a descoberta do Titanic no fundo do oceano, investigadores chegaram a uma conclusão diferente: as águas geladas haviam comprometido o aço do navio, deixando-o quebradiço e levando-o a rachar. Menos de três horas após a colisão, o navio tória da navegação como um dos maiores desastres marítimos.

10 de abril de 1912: O Titanic zarpa de Southampton, Inglaterra, rumo a Nova York, Eua.

11 de abril: Depois de apanhar passageiros em Cherbourg, França, e em Queenstwon (atual Cobh), Irlanda, o Titanic segue em direção ao Atlântico.

14 de abril: Por volta das 23h40, o Titanic colide com iceberg.

15 de abril: Às 2h20, o Titanic afunda, resultando na morte de cerca de 1.500 pessoas.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 

Meu Cantinho ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)